sexta-feira, 15 de abril de 2011

Leia o texto, copie as questõs no caderno e responda.

Nome_______________________ N.º____ Turma____ Ano____ Data__/__/___

I- Leia o texto com muita atenção


Encontro inesperado


         Mas a maior aventura do rapaz no rio ainda estava para acontecer e deu-se numa tarde de Primavera, quando o campo estava cheio de trevos, de malmequeres e de girassóis e a casa parecia toda cercada de flores, que cresciam nos canteiros e nos vasos que a mãe do rapaz regava e tratava com tanto cuidado.
         Era uma tarde já quente, mas a água do ribeiro ainda estava muito fria para se poder tomar banho e o rapaz estava deitado de bruços na pequena praia de areia, distraído, a fazer uma construção com pedras e ramos de árvores. De repente ouviu um grande barulho na água atrás de si e voltou-se ainda a tempo de ver um enorme peixe que dava um salto imenso fora da água, todo torcido como se fosse uma bailarina, e, depois de ficar um instante suspenso no ar, olhando tudo à roda, caiu outra vez dentro da água, com um grande estardalhaço, salpicando água até onde estava o rapaz. Este ficou quieto de medo, porque nunca tinha visto um peixe daquele tamanho e nem sabia  que os peixes podiam dar saltos tão grandes fora de água. Sem saber o que fazer e até sem coragem para fugir, o rapaz ficou a olhar para a água e viu claramente o peixe que nadava de um lado para o outro, como se fosse dono do lago. Mas o mais extraordinário é que daí a bocado o peixe tirou metade do corpo fora da água, como se estivesse em pé no fundo, e pôs-se a olhar para o rapaz, com um sorriso na sua boca enorme. E, depois, como se fosse um sonho, o rapaz ouviu o peixe a falar, com uma voz estranha, que parecia vir do fundo do rio:
-          Olá rapaz! Tu vives aqui? – perguntou o peixe, com muito bons modos.
-          Vi-vi-vo – gaguejou o rapaz, ainda a tremer de medo.
-     Ah – disse o peixe – este é um sítio muito bonito. O ribeiro é muito bonito, a água é muito limpa e há várias pedras onde se pode construir uma casa. Este lago é teu?
         - É,  é m- meu – disse o rapaz. – É onde eu tomo banho no Verãao, é onde eu brin-brinco sempre. Mas, diz-me uma coisa, peixe – o rapaz encheu-se de coragem -: como é que falas a língua das pessoas?
-          Ah! Isso é a história da minha vida. Queres ouvi-la?
-          Quero – disse o rapaz, já cheio de curiosidade.
-          Pois bem, vou contar-te.

Miguel Sousa Tavares
O Segredo do Rio
II- Depois de ter lido com atenção o texto, responda às perguntas de forma correta e completa.

1- Indique:
a) o autor do texto__________________________________________________
b) o título dotexto:__________________________________________________
c) a obra de onde foi retirado__________________________________________

2-Localize a ação desta história:
a)     no tempo:____________________________________________
b)      no espaço____________________________________________

3- Classifique o tipo de narrador existente no texto.
____________________________________________

3.1- Justifique a tua resposta.
____________________________________________


4-“Era uma tarde já quente....”
4.1- Como foi interrompida a brincadeira do rapaz?
____________________________________________


5- “Este ficou quieto de medo...”
5.1- Porque ficou o rapaz cheio de medo?

____________________________________________

5.2- Procure no texto os motivos que o levaram a não reagir.
______________________________________________________
______________________________________________________

6- O que havia de estranho naquele peixe?

____________________________________________
____________________________________________
7- Antes de arranjar coragem, como é que se manifestou o medo do rapaz?

____________________________________________
____________________________________________
6- Caracterize psicologicamente este rapaz, tendo em conta o seu comportamento ao longo do texto.

____________________________________________
____________________________________________
 III- Responda, agora, ao que se pede  sobre o funcionamento da Língua Portuguesa.

1- Indica os sinônimos mais adequados para as seguintes palavras:
a)- enorme:_________________________
b)- quieto:__________________________
c)- bonito:__________________________


2- Indica os antônimos mais adequados para as seguintes palavras:
a)- quente:____________________________
b)- distraído:__________________________
c)- limpa:_____________________________

3- Coloque em ordem alfabética as seguintes palavras:
rio/ aventura/ tarde/ barulho/ água/ peixe/ medo/ rapaz/ sorriso/ curiosidade



_________________________________________________________________
4- Retire do primeiro parágrafo do texto que você leu um monossílabo, dois dissílabos e dois polissílabos.
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
5- Complete o seguinte quadro:



Classificação quanto ao n.º de sílabas

Classificação quanto à sílaba tônica

Monossílabo
Dissílabo
Polissílabo
oxítona
paroxítona
proparoxít.
Peixe






Curiosidade






Coragem






Verão






descrédito








7- Relembre o que aprendeu acerca dos tipos e formas de frases.
Complete o quadro seguinte classificando as frases quanto ao tipo e forma.

Frases

Tipo
Está uma bela tarde.

Este lago é teu?

Olá rapaz!

Vai-te embora!

Não me deixes aqui.


IV Produção de Texto


Imagina a história que o peixe contou ao rapaz e escreve-a num pequeno texto. Não te esqueças de:
-         fazer a pontuação necessária;
-         organizar as tuas ideias;
-         prestar atenção à forma correta de escrever as palavras

                                                                 
____________________________________________
 ____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________


ESTA ATIVIDADE TERMINA AQUI. SE QUISER CORRIGIR A ÚLTIMA ATIVIDADE DA FOLHA, VEJA NA POSTAGEM A SEGUIR.

Resposta do exercício sobre discurso direto e indireto

Discurso direto e indireto
Quadro I
Quadro II
     A clara do ovo dentro d’água tomava a forma e o grupo gritava:
    _ Eh! Você vai viajar este ano, Dulce!
    A clara de ovo dentro d’água tomava a forma de um navio e o grupo gritava que Dulce iria viajar naquele ano.


        O trecho contido no Quadro I narra um momento, e o autor transcreve fielmente a fala da personagem (no caso, do grupo). Chama-se essa técnica de discurso direto.
        O discurso direto apresenta-se com:
·  Verbo de elocução (falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar, etc.)
·  dois-pontos;
·  Travessão (iniciando um novo parágrafo)

No Quadro II, é retratado o mesmo momento, só que a fala da personagem (grupo) torna-se conhecida através do narrador, que conta o que foi dito. É o discurso indireto.
No discurso indireto:
·  Eliminam-se os dois-pontos e o travessão;
·  Introduz-se a fala da personagem por meio de alguma palavra (geralmente que ou se);
·  Ocorrem mudanças nos verbos, em alguns advérbios e em alguns pronomes em decorrência da mudança de tempo da narrativa.
Questões
1 – Passe os trechos abaixo do discurso direto para o discurso indireto.
a)     _Os fogos são muito perigosos! – afirmou Dra. Marta. – No São João passado atendi aqui muitas crianças vítimas de queimadura.
Resposta:
        Dona Marte afirmou que os fogos são muito perigosos. No São João passado ela atendeu ali muitas crianças vitimas de queimadura.
b)     Maria anunciou:
        _ O casório já vai começar!
        _Já tou chegando! – gritou o noivo do outro lado do salão.
Resposta:
        Maria anunciou que o casório já ia começar e o noivo gritou do outro lado do salão que já estava chegando.
2 – Mude os trechos a seguir do discurso indireto para o discurso direto.
a) Vânia perguntou se naquele São João iriam soltar balões. A mãe explicou que os balões estavam proibidos porque poderiam provocar incêndios.
Resposta:
        Vânia perguntou:
        _ Vão soltar balões nesse São João?
        A mãe explicou:
        _ Os balões estão proibidos porque podem provocar incêndios.

b) Ana disse que fizera a canjica no dia anterior, em sua própria casa.
Resposta:
           Ana disse:
           _ Eu fiz a canjica ontem, em minha própria casa.

3- Escreva um diálogo, de preferência uma piada, e faça a devida pontuação:
Resposta pessoal

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sobre os indígenas

Pesquise  nestes sites sobre as quatro primeiras questões:
1- Por que existe o dia do Índio?
2- Você acha importante ter um dia para refletir sobre a situação ídígena?
3- Quais os preconceitos vividos pelos índios?
4- Procure notícias e escreva-as sobre relatos de agressões  contra o índio.

http://blig.ig.com.br/falei/2009/04/19/porque-dia-do-indio/

http://www.brasiloeste.com.br/noticia/957/

http://acampamentorevolucionarioindigena.blogspot.com/2010/06/ato-de-agressao-e-violencia-racista.html

http://www.funai.gov.br/ultimas/materias/prec_lut.htm

5- Procure uma música que fale sobre o Indio e traga para a sala de aula.

6- Escolha uma lenda indígena e apresente-a de maneira criativa: pose ser em forma de jogral, teatro, paródia, poema, etc.

7- Quais os atuais redutos indígenas no Brasil.

8- O vocabulário  indígena no léxico português.

 RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA 7º ANO - RECUPERAÇÃO (CLIQUE AQUI) 8º ANO - RECUPERAÇÃO  (CLIQUE AQUI)