sexta-feira, 15 de abril de 2011

Resposta do exercício sobre discurso direto e indireto

Discurso direto e indireto
Quadro I
Quadro II
     A clara do ovo dentro d’água tomava a forma e o grupo gritava:
    _ Eh! Você vai viajar este ano, Dulce!
    A clara de ovo dentro d’água tomava a forma de um navio e o grupo gritava que Dulce iria viajar naquele ano.


        O trecho contido no Quadro I narra um momento, e o autor transcreve fielmente a fala da personagem (no caso, do grupo). Chama-se essa técnica de discurso direto.
        O discurso direto apresenta-se com:
·  Verbo de elocução (falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar, etc.)
·  dois-pontos;
·  Travessão (iniciando um novo parágrafo)

No Quadro II, é retratado o mesmo momento, só que a fala da personagem (grupo) torna-se conhecida através do narrador, que conta o que foi dito. É o discurso indireto.
No discurso indireto:
·  Eliminam-se os dois-pontos e o travessão;
·  Introduz-se a fala da personagem por meio de alguma palavra (geralmente que ou se);
·  Ocorrem mudanças nos verbos, em alguns advérbios e em alguns pronomes em decorrência da mudança de tempo da narrativa.
Questões
1 – Passe os trechos abaixo do discurso direto para o discurso indireto.
a)     _Os fogos são muito perigosos! – afirmou Dra. Marta. – No São João passado atendi aqui muitas crianças vítimas de queimadura.
Resposta:
        Dona Marte afirmou que os fogos são muito perigosos. No São João passado ela atendeu ali muitas crianças vitimas de queimadura.
b)     Maria anunciou:
        _ O casório já vai começar!
        _Já tou chegando! – gritou o noivo do outro lado do salão.
Resposta:
        Maria anunciou que o casório já ia começar e o noivo gritou do outro lado do salão que já estava chegando.
2 – Mude os trechos a seguir do discurso indireto para o discurso direto.
a) Vânia perguntou se naquele São João iriam soltar balões. A mãe explicou que os balões estavam proibidos porque poderiam provocar incêndios.
Resposta:
        Vânia perguntou:
        _ Vão soltar balões nesse São João?
        A mãe explicou:
        _ Os balões estão proibidos porque podem provocar incêndios.

b) Ana disse que fizera a canjica no dia anterior, em sua própria casa.
Resposta:
           Ana disse:
           _ Eu fiz a canjica ontem, em minha própria casa.

3- Escreva um diálogo, de preferência uma piada, e faça a devida pontuação:
Resposta pessoal

21 comentários:

  1. adorei essa atividade,me ajudou muito na hora da prova

    ResponderExcluir
  2. Muiito bom o site.. Me ajudou bastante a estudar...

    ResponderExcluir
  3. Amei os exercícios !!!
    me ajudaram bastante para a prova !!!
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  4. ele me perguntou aque devia a a honra daquela visita

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Me ajudou bastante a estudar!

    ResponderExcluir
  6. gostei dessa atvidade

    ResponderExcluir
  7. muiiiiiiiiiiito bom aprendi de mais hoje

    ResponderExcluir
  8. tudo isso tava perguntando naprova

    ResponderExcluir
  9. Ameiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  10. kk isso tava na minha revisao de portugues
    depois ela fala que tiro de cabesa

    ResponderExcluir
  11. Esses exercicos sao otimos ajuda todas as pessoas e mim ajudou bastante! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, me ajudou a entender as duvidas que eu tinha. obrigado!!!

    ResponderExcluir